Associação Brasileira dos Treinadores de Tambor e Baliza
    A Paixão Levada a Sério

O Esporte

 

Como tudo começou (Brasil)

O Começo da história do cavalo quarto de milha no Brasil, que aconteceu em seguida das primeiras provas que aconteciam entre os funcionários da Swifit King Ranch do Brasil. Esses aí foram os precursores dessa história, que hoje é esse sucesso enorme no nosso país de Norte a sul. 

PRIMEIRA GERAÇÃO DE CAVALEIROS DO RANCHO QUARTO DE MILHA Da equipe de cavaleiros do Rancho Quarto de Milha saíram grandes campeões brasileiros, numa verdadeira geração de cavaleiros e amazonas criados e formados no clube. Na foto, durante uma das várias premiações das provas do Rancho, D/E, primeiro plano: Antonio Renato Prata, Geraldo Ribeiro de Souza, Jair Ferreira de Medeiros, Peter Emerth (Swift King Ranch) entregando troféu a Geraldo Ribeiro de Souza Junior (Baiano) sob o olhar atento de Augusto Lereno de Medeiros Neto (Guto). Esta supremacia pioneira dos jovens cavaleiros prudentinos pôde ser comprovada nos dias 16 e 17 de Setembro de 1975, durante a Final do Campeonato Nacional de Cavaleiros Quarto de Milha, conforme o resultado final das categorias de base:

BALIZA MIRIM :

1º Lugar: Joel Batista – Pres.Prudente;

2º Lugar: Fernando Zamora – Pres.Prudente;

3º Lugar- Rogério Medeiros – Pres.Prudente.

BALIZA INFANTIL :

1º Lugar: Renato Medeiros – Pres.Prudente;

2º Lugar: Jailson Martins de Oliveira – Pres.Prudente;

3º Lugar- Augusto Lereno de Medeiros Neto – Pres.Prudente.

BALIZA JUVENIL :

1º Lugar: Geraldo Ribeiro de Souza Jr. – Pres.Prudente;

2º Lugar: Guilherme Coimbra Prata – Pres.Prudente;

3º Lugar: Jairo Martins de Oliveira Jr. – Pres.Prudente.

TAMBOR MIRIM :

1º Lugar: Janir Primo – Bauru;

2º Lugar: Rogério Medeiros – Pres.Prudente;

3º Lugar: Joel Batista – Pres.Prudente.

TAMBOR INFANTIL:

1º Lugar: Jailson Martins de Oliveira – Pres.Prudente;

2º Lugar: Mônica Regina de Souza – Pres.Prudente;

3º Lugar- Carlos Henrique de Almeida – Bauru.

TAMBOR JUVENIL :

1º Lugar: Guilherme Coimbra Prata- Pres.Prudente;

2º Lugar: Jairo Martins de Oliveira Jr. – Pres.Prudente;

3º Lugar- Rogério Ferraz – Bauru. 

1975. Alguns membros da equipe de cavaleiros do Rancho, que participaram das primeiras demonstrações de Quarto de Milha. E/D.:Geraldo Ribeiro de Souza, Durval Ferreira de Medeiros, Francisco Severino da Silva Jr., Domingos de Souza Medeiros, Odácio Henrique de Mello, José Carlos Delfim Miranda, Aristeu Ferreira de Medeiros, Dirceu Sanches Zamora, Wolney Medeiros Arruda, Antonio Lucas e Sizefredo Luiz Cintra. A supremacia dos cavaleiros do Rancho pôde ser comprovada nos dias 16 e 17 de Setembro de 1975, durante a Final do Campeonato Nacional de Cavaleiros Quarto de Milha, conforme o resultado final entre os adultos:

LAÇO ADULTO

1º Lugar: Rubens Pires de Campos – Goiania

2º Lugar: Nelson Gomes de Oliveira – Pres.Prudente 3º Lugar: João Primo – Bauru

BALIZA ADULTO

1º Lugar: Lucinei Nunes Nogueira – Pres.Prudente

2º Lugar: Jairo Martins de Oliveira – Pres.Prudente

3º Lugar: Jair Ferreira de Medeiros – Pres.Prudente 

TAMBOR ADULTO

1º Lugar: Jairo Martins de Oliveira- Pres.Prudente

2º Lugar:- Lucinei Nunes Nogueira Pres.Prudente

3º Lugar: João Primo – Bauru

APARTAÇÃO

1º Lugar: Benedito Moreira, de Bauru, com Mister Bull

2º Lugar: Jaime Rodrigues, de Assis, com Shady Apollo Bars

3º Lugar: Luiz Antonio Boldrini, de Pres.Prudente, com Miss Ira King

As crianças do rancho também levaram a maioria dos troféus das provas de Baliza e Tambor

 


JAIRO MARTINS DE OLIVEIRA

Em 1970, quando foi comprada a área de 10 alqueires que se transformaria no Rancho Quarto de Milha de Pres.Prudente, um dos fundadores, Rolando Rosas Neto, trouxe para morar e cuidar do local um “peão” do Paraná, Jairo Martins de Oliveira, com sua mulher e três filhos pequenos. Desde esta época, o Jairo fez parte da equipe de cavaleiros do Clube, participando de demonstrações do Quarto de Milha por todo o país, com destaque para Corumbá, Vacaria, Rio de Janeiro, Goiânia. Durante essa fase, o Jairo Martins foi se aperfeiçoando, aprendendo as novidades que surgiam, captando dicas dos vídeos que Benedito Moreira, de Bauru, recebia do seu patrão Heraldo de Araújo Pessoa, diretor da ABQM, produto das suas viagens aos EUA, que mostravam as novas técnicas do laço e do adestramento.

Em 1975, quando da vinda de Bobby Seals, texano Campeão Mundial do Laço, que ministrou o primeiro Curso de Laço de Bezerros no Brasil, o Jairo aperfeiçou ainda mais sua técnica e foi cada vez mais melhorando suas performances nas provas. Em 1977, na segunda visita de Bobby Seals, durante uma apresentação em Londrina, o Jairo Martins se tornou o novo recordista brasileiro de Laço, alcançando o tempo de 11″. O Jairo foi Campeão Nacional de Laço por 10 anos seguidos, inclusive levando o 1º Potro do Futuro de Laço de Bezerros, em 1980. Como primeiro instrutor do Rancho Quarto de Milha, o Jairo foi o grande mestre de toda uma geração de cavaleiros, que aprenderam com ele não só os truques do laço, mas também todas as técnicas das provas de Seis Balizas e Três Tambores, fazendo com que da equipe de cavaleiros do Rancho Quarto de Milha de Pres.Prudente surgissem os primeiros Campeões Nacionais, dentre eles se sobressaindo os três filhos de Jairo: Jairo Jr., Jailson e Júlio César, que herdaram com louvor as qualidades do pai.

Em 1982, a convite de Sidney Di Biasi, Jairo foi com a família para Novo Horizonte, SP, ensinando seu ofício na região e em 1986, o Jairo Martins mudou-se para Maringá, no Paraná, levado pelo Hugo Maranho para trabalhar na Sociedade Rural de Maringá, no Parque de Exposições, onde também influenciou na formação de uma nova geração de cavaleiros, dando uma grande colaboração, junto com seus filhos, para a dinamização do Quarto de Milha de Trabalho no Paraná. O Jairo Martins de Oliveira Junior, além de campeão nacional em Baliza e Tambor, foi Campeão Nacional Juvenil de Laço de Bezerros, um dos melhores laçadores da sua geração, sendo 10 anos seguidos campeão do Potro de Futuro de Laço. Junto com seu irmão Jailson de Oliveira, formou uma parceria no Laço em Duplas que lhes rendeu por 5 vezes o título de melhor laço técnico e isso por juízes da American Quarter Horse Association. Sua morte precoce deixou uma lacuna no mundo do laço. O Jailson de Oliveira, além dos campeonatos com seu irmão Jairo, no Laço em Duplas, foi Campeão Nacional Juvenil e Adulto de Laço de Bezerros e 10 vêzes Campeão Paranaense de Laço de Bezerros. 

á o caçula Júlio Cesar de Oliveira, apesar de ter sido Campeão Nacional Juvenil de 6 Balizas e 3 Tambores e Campeão Paranaense de Laço em Duplas (pé), achou sua verdadeira vocação como Juiz da ABQM, de Trabalho e Conformação, estando hoje na organização do Campeonato Paranaense de Quarto de Milha. Hoje no Rancho Quarto de Milha de Pres.Prudente, para onde voltou em 1998 com sua esposa Rosa, Jairo ministra cursos de Baliza e Tambor e continua transmitindo sua grande experiência profissional. 

á o caçula Júlio Cesar de Oliveira, apesar de ter sido Campeão Nacional Juvenil de 6 Balizas e 3 Tambores e Campeão Paranaense de Laço em Duplas (pé), achou sua verdadeira vocação como Juiz da ABQM, de Trabalho e Conformação, estando hoje na organização do Campeonato Paranaense de Quarto de Milha. Hoje no Rancho Quarto de Milha de Pres.Prudente, para onde voltou em 1998 com sua esposa Rosa, Jairo ministra cursos de Baliza e Tambor e continua transmitindo sua grande experiência profissional. 

 

 

Log in

create an account