Associação Brasileira dos Treinadores de Tambor e Baliza
    A Paixão Levada a Sério

O Esporte

Velocidade – Versatilidade e Manobras radicais fazem das competições de Tambor e Baliza um espetáculo. Descrever o que é o esporte e resumir suas regras é fácil e faremos a seguir. O que é difícil é descrever a emoção. Qual a emoção de um surfista dentro de um tubo. Qual a emoção das manobras de um piloto na Red Bull Race? Qual a emoção de montar um animal em velocidade e fazer manobras radicais? Não sei dizer. Eu só sei que as provas de Tambor e Baliza despertam cada vez mais o interesse dos que as assistem.

Dá pra segurar a respiração no minuto e pouco em que os competidores perseguem seu melhor tempo….

Dá para se impressionar com o movimento dos cavalos que quase surfam na areia….

É ver cavalo e cavaleiro desafiando limites….

Não sei…

É difícil falar….

Fiquemos então com uma breve descrição das modalidades Tambor e Baliza.


 

 

Prova de Três Tambores

A prova de Três Tambores é uma modalidade onde se compete mulheres e homens, sem discriminação de idade, conta com grande participação de crianças. Prova de velocidade, na qual cavalo e cavaleiro percorrem um percurso onde estão dispostos, de forma triangular, três tambores. Quando o focinho do cavalo cruza a fotocélula, os competidores partem em direção ao primeiro tambor, que pode ser da esquerda para a direita, contornando os três tambores sempre perfazendo um ângulo de 360º. Cada tambor derrubado acrescenta cinco segundos ao tempo final do competidor. Vence a prova quem fizer o percurso no menor tempo.


 

Prova de Seis Balizas

A prova de Seis Balizas é uma modalidade onde agilidade e velocidade são fundamentais. È uma prova aberta a participação de homens, mulheres e crianças. O percurso consiste na colocação seqüencial de seis balizas, distantes 6,5 metros uma da outra. Cavalo e cavaleiro tem que partir em linha reta até a primeira baliza e contorná-la, passando a costurar as demais balizas em alta velocidade até a última, retornar fazendo o mesmo movimento até a primeira baliza, contorná-la e voltar em linha reta paralela às balizas em direção ao ponto de partida, finalizando a prova.

Cada baliza derrubada acrescenta cinco segundos ao tempo final do competidor. Vence quem fizer o percurso da prova no menor tempo.

 

 

Log in

create an account